segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

"BRAÇOS" A MOLDURA DA BAILARINA "ARTE"



Lindo dia  seguidoras lindas

Inspirada no tema mais abordado nas aulas de nível básico, decidi postar algumas considerações sobre a importância das movimentações e posturas de braços na execução da 
Dança Oriental.





Os braços na dança do ventre muitas vezes são os maiores responsáveis por criar momentos mágicos, transcendentais em nossas apresentações. O público geralmente é tomado por uma espécie de encantamento ao ver uma bailarina dançar, sem saber ao certo o que o fez admirá-la especialmente já que muitos dos movimentos ou desenhos coreográficos são semelhantes as demais bailarinas. É neste momento único, na troca de energias entre bailarina e público, que ocorre a atração pela graciosidade, estilo, olhar, pelo "jeito" da bailarina... características exclusivas, únicas, próprias e intransferíveis, porque são frutos da essência da artista.


E quando, como espectadores, nos apaixonamos pela essência de alguma bailarina ou professora: "bateu o coração!".

Já que a dança do ventre é uma modalidade livre, onde aprendemos suas movimentações, posturas e regras características e podemos constantemente criar a partir deste aprendizado, utilizamos nossos braços e mãos (fortes condutores de energia do corpo) desenhando livremente no ar, ou em ondulações como molduras em torno dos nossos movimentos. Assim, os braços tornam-se principais delatores da nossa essência durante nossa dança... Se você assiste muita apresentação de dança do ventre note que dificilmente você presenciou movimentações de braços exatamente iguais em diversas, ou na mesma, bailarina. Isso porque durante uma improvisação as movimentações surgem de nossos sentimentos presentes que jamais serão iguais aos passados ou aos futuros. Portanto, espectador, aproveite cada visualização e, bailarina, aproveite cada sensação.

Para as alunas que iniciam seu caminho na Dança Oriental, segue algumas dicas sobre movimentações de braços
Braços fluem em formas de oitos, ondas e círculos, prestando atenção no andamento fluente  da melodia, pontuar as paradas e respirações da música. Ondulações e movimentações sinuosas de braços são bem vindas na leitura de instrumentos melódicos das músicas oriental como: Nay (flauta), Alaúde (corda), Violino, Acordeon e outros.
"O trabalho de braço é um dos grandes desafios na DV, vc precisa usá-los sempre de uma forma leve, suave, como se eles fossem continuidade/finalização do movimento do corpo, importante usar sempre cotovelos quebrados, mão delicada, com o dedo médio  esticado, ombros e braços sempre relaxados mas conscientes, nunca largados sabe?! Não tencione, apenas coloque intenção e consciência com energia! Ao trabalhar braços imagine sempre moldura que desenha circulos no ar e de muita amplitude. Geralmente os braços de "robô" acontecem porque tentamos deixá-los bonitos através do posicionamento e acabamos tencionando para manter, mas o caminho correto é o da consciência, leveza e circulação, não deixe seus braços parados, eles devem dançar e desenhar com você!" 

" Braços "
A moldura da Bailarina, 
A paixão do movimento,
Arte da leveza e da poesia




Sendo feliz por ser mulher.....por ser bailarina.....sendo feliz 

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